Postagens populares

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como criar assentos curvos de cadeiras no 3Ds Studio Max ?

Uma aluna minha do curso de Projetista CAD, módulo 3Ds Studio Max, perguntou-me como criar assentos curvos de cadeiras neste programa. Existem vários modos, e eu irei listar 5 deles:

Criando Assentos Curvos - 3Ds Studio Max
1º - Box + Nurbs Surface + Smooth

Visão com Edged Faces
Nesta visão, é possível ver que o assento "afundou". Para isso, criei uma box, converti para Nurbs Surface. Então, escolhi a seleção Single CV, selecionei alguns dos pontos principais (intersecções), e com a Select and Move tool, eu "afundei" o retângulo no eixo z.

Finalizei com o Modificador Smooth, ativando o Auto Smooth, e o Threshold deixei em 180,0.

2º - Circle + Extrude + MeshSmooth

Modifier List > MeshSmooth
Aqui, criei uma shape (forma 2d) de um círculo. Logo após, utilizei o modificador Extrude, para dar volume ao círculo. Então, utilizei o modificador MeshSmooth, com 2 interações, e eis nosso novo assento. Ele se parece bastante com aqueles assentos de cenários de desenhos de princesas do mar :D

3º - Cylinder + MeshSmooth + Editable Patch

Ai você me pergunta, porquê não simplesmente usar o Cylinder (elemento 3d) ao invés de usar um Circle (forma 2D), converter em 3d (Extrude) para só então aplicar o MeshSmooth? Não seria uma economia de tempo? Não.

Aplicar o MeshSmooth em uma forma 2D, gera o resultado acima.
Aplicar o Mesh Smooth em um elemento 3D, gera o resultado abaixo

;)
Mas como você pode perceber, esse elemento está amassado, como se alguém tivesse acabado de se levantar desse assento! Isso você não consegue com o MeshSmooth!

Após aplicar o MeshSmooth, você irá converter esse elemento para Editable Patch. Então, você irá usar a seleção Vertex, e irá alterar a forma de seleção para Circular Selection Region. E irá selecionar os pontos conforme a imagem abaixo.
Vertex Selection + Circular Selection Region Tool

E então você irá "afundar" esses pontos com a Select and Move Tool no eixo z.
Ok? :)

4º - Circle + Extrude + MeshSmooth

Meio futurista, não acham?
Acreditem, utilizei o mesmo método que gerou o assento que se parece com os de cenários de sereias (2º). Então, porquê parece tão diferente?
Simples, em MeshSmooth, mudei o número de interações para 0! Sem nenhuma interação, ele cria esse aspecto liso, sem as curvaturas do exemplo (2º).

5º - Box + MeshSmooth

Assento para cadeira de escritório?
Esse assento ficou bem parecido com aqueles de cadeiras de escritórios! Para tanto, bastou criar uma box e aplicar o MeshSmooth, e mudar para 4 interações, simplesmente!

Alguém utiliza um método diferente?

*Obs. - É possível desenhar o seu assento, com as NURBS Curves, aplicar o Extrude e logo após o MeshSmooth ou Smooth. Abaixo, respectivamente, os resultados:

Nurbs Curves + Extrude + Smooth
e
Nurbs Curves + Extrude + MeshSmooth
Abraço,
Profª Dayse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário